Comecei o meu estudo de Análise Técnica após verificar que a Análise Fundamentalista não seria muito aplicável nos meus planos de ser um bom investidor no SimulAção, que é um simulador da BM&FBOVESPA que foi feito para terem rodadas no curto prazo.
Venho neste post compartilhar o que aprendi hoje. É algo bem básico, portanto só servirá para alguém que está apenas iniciando no mercado de ações.
Em tendência de alta, o volume acompanha o valor das ações. Em tendência de baixa, o volume acompanha inversamente o valor das ações (cai quando as ações sobem e sobe quando as ações caem). Dessa maneira, se houver uma reversão do comportamento do volume, isso significa que provavelmente as ações irão mudar sua tendência.
Exemplo de Médias Móveis (MM) |
As médias moveis acompanham o valor das ações de uma forma mais lenta. Assim, quando está em um tendência de alta a MM sempre estará abaixo do valor atual da ação e, quando as ações começarem a alcançar valores abaixo da média, a MM tenderá a ultrapassar o valor da ação.Isso significa que a tendência de alta poderá se tornar uma tendência de baixa. Em tendência de baixa acontecerá o inverso, pois a MM ficará acima do valor atual da ação. A MM é uma trading system usado em mercados com tendência de alta ou baixa definida.
Exemplo de IFR |
O Índice de Força Relativa (IFR) representa a intensidade com que o ativo está crescendo ou diminuindo. Se ele estiver próximo de 100, significa que o ativo está se valorizando com mais intensidade do que quando perde o seu valor. Ou seja, quando se valoriza, se valoriza muito e quando se desvaloriza se desvaloriza pouco. Quando está próximo de 0, significa que as baixas estão com mais força do que as altas. O IFR é um trading system usado em mercados que estão operando lateralmente.
No Response to "Análise Técnica - Volume, Médias Móveis e IFR"
Postar um comentário