Análise Técnica - Volume, Médias Móveis e IFR

Comecei o meu estudo de Análise Técnica após verificar que a Análise Fundamentalista não seria muito aplicável nos meus planos de ser um bom investidor no SimulAção, que é um simulador da BM&FBOVESPA que foi feito para terem rodadas no curto prazo.

Venho neste post compartilhar o que aprendi hoje. É algo bem básico, portanto só servirá para alguém que está apenas iniciando no mercado de ações.

Em tendência de alta, o volume acompanha o valor das ações. Em tendência de baixa, o volume acompanha inversamente o valor das ações (cai quando as ações sobem e sobe quando as ações caem). Dessa maneira, se houver uma reversão do comportamento do volume, isso significa que provavelmente as ações irão mudar sua tendência.

Exemplo de Médias Móveis (MM)

As médias moveis acompanham o valor das ações de uma forma mais lenta. Assim, quando está em um tendência de alta a MM sempre estará abaixo do valor atual da ação e, quando as ações começarem a alcançar valores abaixo da média, a MM tenderá a ultrapassar o valor da ação.Isso significa que a tendência de alta poderá se tornar uma tendência de baixa. Em tendência de baixa acontecerá o inverso, pois a MM ficará acima do valor atual da ação. A MM é uma trading system usado em mercados com tendência de alta ou baixa definida.

Exemplo de IFR

O Índice de Força Relativa (IFR) representa a intensidade com que o ativo está crescendo ou diminuindo. Se ele estiver próximo de 100, significa que o ativo está se valorizando com mais intensidade do que quando perde o seu valor. Ou seja, quando se valoriza, se valoriza muito e quando se desvaloriza se desvaloriza pouco. Quando está próximo de 0, significa que as baixas estão com mais força do que as altas. O IFR é um trading system usado em mercados que estão operando lateralmente.


No Response to "Análise Técnica - Volume, Médias Móveis e IFR"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...