Análise Técnica - Moving Average Convergence Divergence (MACD)


A utilização de médias móveis exponenciais é muito popular entre os analistas gráficos, em especial a utilização conjunta de duas médias de períodos diferentes para aplicação da regra do cruzamento entre elas.

Quando as duas médias se movimentam de forma convergente, elas tendem a se cruzar, gerando os sinais de compra ou venda. Neste movimento de convergência, a diferença de valor entre as duas médias vai se reduzingo até que, no cruzamento, a diferença é zero.

Após o cruzamento, caso os preços se movimentem em uma tendência definida, as duas médias apresentam um comportamento divergente, isto é, a diferença de valor entre as duas médias vai aumentando até que o movimento de tendência comece a perder força, quando então as médias começam a convergir novamente.

Baseado nesse raciocínio, Gerald Appel inventrou um indicador que é o resultado da diferença de duas médias móveis exponenciais. Ele a nomeou Moving Average Convergence Divergence (MACD) que significa a convergência e divergência de médias exponenciais.

Após diversos experimentos com períodos diferentes, Appel concluiu que a combinação das médias de 12 e 26 períodos apresentou o melhor resultado.

A curva MACD indica compra, quando passa de negativo para positivo (significa que a média de 12 períodos cruza a média de 26 períodos, de baixo para cima), e venda, quando passa de positivo para negativo (a média de 12 períodos cruza a média de 26 períodos, de cima para baixo).

(Matsuda, E - Comprar Ou Vender - Como Investir Na Bolsa Utilizando Analise Grafica)

No Response to "Análise Técnica - Moving Average Convergence Divergence (MACD)"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...