Como é fácil ter ISO 9001


Eu sempre friso que uma das maiores vantagens da ISO 9001 é o fato dela ser adequada tanto a uma empresa de grande porte quanto a um micro-negócio; mas o preço que ela paga por essa flexibilidade é o leque de possibilidades interpretativas em seus requisitos, que confunde muita gente.

O texto desse artigo é voltado exatamente para os micro-empresários que gostariam de implantar a ISO 9001, independente de quererem o certificado agora ou não. Nele poderão aprender a montar um “esqueleto” do SGQ. Preencher esse esqueleto com o adequado conteúdo poderá precisar do auxílio de uma consultoria, conforme seu nível de conhecimento.

Em primeiro lugar, é importante saber que a Qualidade, ou melhor, a Gestão da Qualidade, só poderá trazer benefícios se for levada seriamente. Os que quiserem apenas ter um certificado pendurado na parede podem parar a leitura aqui mesmo. Isto não é para vocês…

Um SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade – em uma micro-empresa pode ser bastante simplificado, dado que a estrutura da própria empresa é normalmente bem enxuta e pequena. É bastante provável que alguns requisitos da norma não sejam aplicáveis, mas isso não será problema. Todos os requisitos que podem ser excluídos estão no capítulo 7 da ISO 9001; então quando falarmos dele poderão ver quais requisitos farão ou não parte do seu SGQ.

A estrutura básica de um SGQ é composta de:

1 – Manual da Qualidade (MQ);
2 – Seis procedimentos obrigatórios (PO) – Controle de Documentos, Controle de Registros, Auditorias Internas, Controle de Produtos Não-Conformes, Ações Corretivas e Ações Preventivas;
3 – Registros obrigatórios (a quantidade desses dependerá dos requisitos atendidos).

Você acabou de ler o início de um artigo publicado no Qualiblog. Caso tenha interesse, você poderá continuar a leitura desse texto clicando em um dos links abaixo:

No Response to "Como é fácil ter ISO 9001"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...