Xadrez e o Planejamento Estratégico


É muito comum vermos o assunto "Estratégia" associado à imagem do Jogo Xadrez – por que será?

Não se sabe se o jogo de xadrez foi inventado no Egito, na China ou na Índia, mas é fato que este jogo tem maravilhado pessoas ilustres como, coincidência ou não, o grande estrategista Napoleão Bonaparte: "No campo de batalha, ele (Napoleão) equivalia a 40 mil homens", disse seu inimigo, Duque de Wellington.

A maioria das pessoas pensa que jogar xadrez significa (apenas) calcular lances a serem seguidos. Na sua essência, jogar xadrez significa mais do que isso: é analisar a posição no tabuleiro (o "campo de batalha"), a posição do adversário ("concorrente inimigo"), a posição de todas as suas peças ("as armas") e a possibilidade de ser rendido ou de ganhar "a batalha" a qualquer momento, através de um golpe fatal (xeque mate); da análise resulta o planejamento do posicionamento "inteligente" das próprias peças no tabuleiro. Isto se chama "plano de jogo" ou "planejamento estratégico".


Por que jogar xadrez ajuda a aprimorar o planejamento estratégico?

Uma pesquisa realizada na Suíça, pelo professor Charles Partos, concluiu que o xadrez desenvolve habilidades como:
  • Atenção e concentração;
  • Imaginação e simulação;
  • Memória e combinação;
  • Raciocínio lógico - analítico e sintético;
  • Pensamento racional, crítico e criativo;
  • Tomada rápida e corajosa de decisão;
  • Enfim, "planejamento estratégico".
Resta perguntar: a gestão empresarial dispensa alguma dessas habilidades?


Tanto na gestão empresarial, quanto no jogo de xadrez, é preciso ter consciência da importância do planejamento estratégico, entendido como a capacidade de gerar ideias que asseguram a conquista e manutenção de uma vantagem, capturando peças do adversário (participação de mercado) e, ao mesmo tempo, preservando as suas próprias (diferenciação no mercado).

(Administradores)

No Response to "Xadrez e o Planejamento Estratégico"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...