A definição da técnica de previsão que melhor se adapte a uma situação específica é apenas um dos passos do modelo de previsão, porém, sem dúvida, o mais importante. Existe uma série de técnicas disponíveis, com diferenças substanciais entre elas, contudo, antes de se apresentarem as principais, cabe descrever as características gerais que normalmente estão presentes em todas as técnicas de previsão, que são:
- supõe-se que as causas que influenciaram a demanda passada continuarão a agir no futuro;
- as previsões não são perfeitas, pois não se é capaz de prever todas as variações aleatórias que ocorrerão;
- a acuracidade das previsões diminui com o aumento do período de tempo auscultado;
- a previsão para grupos de produtos é mais precisa do que para os produtos individualmente, visto que no grupo os erros individuais de previsão se minimizam.
As técnicas de previsão podem ser subdivididas em dois grandes grupos: as técnicas qualitativas e as quantitativas. As técnicas qualitativas privilegiam principalmente dados subjetivos, os quais são difíceis de representar numericamente. Já as técnicas quantitativas envolvem a análise numérica dos dados passados, isentando-se de opiniões pessoais ou palpites.
As técnicas qualitativas estão baseadas na opinião e no julgamento de pessoas-chave, especialistas nos produtos ou nos mercados onde atuam estes produtos. Podem ser consultados os executivos das principais áreas da empresa, principalmente da área comercial, vendedores que tratam diretamente com os clientes, e os próprios clientes. Eventualmente, opiniões de especialistas de fora da empresa podem ser necessárias, como, por exemplo, especialistas em comércio exterior.
As técnicas qualitativas, por serem mais rápidas de se preparar, são empregadas quando não se dispõem de tempo para coletar e analisar os dados da demanda passada. Ou, então, na introdução de um produto novo, diferente dos oferecidos atualmente, onde não existam dados passados em que se possa apoiar. Ou, ainda, quando o panorama econômico e político forem muito instáveis, fazendo com que os dados passados fiquem rapidamente obsoletos e não se disponha de informações atualizadas. Finalmente, as previsões baseadas em opiniões e julgamento de especialistas são empregadas, em conjunto com as previsões quantitativas, quando tratar-se de questões estratégicas para a empresa, pois não seria conveniente decidir os rumos da empresa apenas em cima de dados provenientes de um modelo matemática.
Por outro lado, as técnicas quantitativas consistem em analisar os dados passados objetivamente, empregando-se modelos matemáticos para projetar a demanda futura. As técnicas quantitativas, por sua vez, podem ser subdivididas em dois grandes grupos: as técnicas baseadas em séries temporais, e as técnicas baseadas em correlações.
As técnicas baseadas em séries temporais procuram modelar matematicamente a demanda futura relacionando os dados históricos do próprio produto com o tempo, enquanto as técnicas baseadas em correlações procuram associar os dados históricos do produto com uma, ou mais, variáveis que tenham alguma relação com a demanda do produto.
As técnicas qualitativas estão baseadas na opinião e no julgamento de pessoas-chave, especialistas nos produtos ou nos mercados onde atuam estes produtos. Podem ser consultados os executivos das principais áreas da empresa, principalmente da área comercial, vendedores que tratam diretamente com os clientes, e os próprios clientes. Eventualmente, opiniões de especialistas de fora da empresa podem ser necessárias, como, por exemplo, especialistas em comércio exterior.
As técnicas qualitativas, por serem mais rápidas de se preparar, são empregadas quando não se dispõem de tempo para coletar e analisar os dados da demanda passada. Ou, então, na introdução de um produto novo, diferente dos oferecidos atualmente, onde não existam dados passados em que se possa apoiar. Ou, ainda, quando o panorama econômico e político forem muito instáveis, fazendo com que os dados passados fiquem rapidamente obsoletos e não se disponha de informações atualizadas. Finalmente, as previsões baseadas em opiniões e julgamento de especialistas são empregadas, em conjunto com as previsões quantitativas, quando tratar-se de questões estratégicas para a empresa, pois não seria conveniente decidir os rumos da empresa apenas em cima de dados provenientes de um modelo matemática.
Por outro lado, as técnicas quantitativas consistem em analisar os dados passados objetivamente, empregando-se modelos matemáticos para projetar a demanda futura. As técnicas quantitativas, por sua vez, podem ser subdivididas em dois grandes grupos: as técnicas baseadas em séries temporais, e as técnicas baseadas em correlações.
As técnicas baseadas em séries temporais procuram modelar matematicamente a demanda futura relacionando os dados históricos do próprio produto com o tempo, enquanto as técnicas baseadas em correlações procuram associar os dados históricos do produto com uma, ou mais, variáveis que tenham alguma relação com a demanda do produto.
(Planejamento e Controle da Produção - Tubino)
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