O PCP e a Música

O PCP é responsável por receber, processar e fornecer informações para que toda a empresa opere de forma harmoniosa tal qual uma orquestra sinfônica. Recebendo informações da área de vendas, manutenção e engenharia, é o PCP que deve indicar quando e onde cada operação deve ser realizada na produção, quando cada matéria prima deve ser comprada e, o mais importante, quando cada pedido poderá ser efetivamente faturado.

Normalmente não é o PCP que escolhe a música, mas é ele quem decide os arranjos e distribui as partituras de acordo com a capacidade de cada setor. Como todos sabem, sem as tais partituras aumentam muito as chances da execução da música desandar. Para uma empresa, isso pode significar aumento de custos ou mesmo perda de clientes, pois ninguém quer pagar para ouvir música desafinada.

Agora, tente imaginar uma orquestra em que os músicos recebem as partituras erradas, seja em relação à sequência de execução, seja em relação às músicas do concerto. É isso que ocorre quando o PCP não possui ferramentas adequadas: as áreas não trabalham de forma conjunta em busca de um objetivo único. Compras equivocadas acabam gerando estoques desnecessários ou falta de material, manutenções mal planejadas reduzem desnecessariamente a capacidade disponível quando mais se precisa, a falta de prioridades de produção faz com que estoques de produtos acabados aumentem desnecessariamente e pedidos urgentes atrasem. Esse caos, quase sempre, se materializa na redução das margens de lucro da empresa e dos níveis de satisfação dos clientes.

(O Pequeno Livro Azul da Programação da Produção)

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